segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Comentário do filme "Águas Rasas"




















Assisti um filme excelente no fim de semana.

Poderia dizer que "Águas Rasas" é o "Tubarão" pra geração GoPro. ou então que "Águas Rasas" é como "Gravidade" só que na praia.

Blake Lively interpreta Nancy, uma estudante de medicina que viaja durante as férias após a morte de sua mãe. Ela decide viajar a uma praia remota no México, que era o lugar favorita de sua mãe em sua juventude para poder se conectar com ela.

Após curtir algumas ondas ela é atacada por um tubarão e após uma série de inconveniências ela acaba presa em uma pedra a 180 metros da praia, tendo como única companhia, uma gaivota com a asa ferida a quem ela nomeia Steven Seagull (Seagull =  gaivota hehehe) e que rouba a cena com suas bicadas e olhares curiosos. Vários surfistas aleatórios redshirts são devorados pelo tubarão para mostrar o quanto a situação é perigosa, mas o importante é que a gaivota esteja bem.

Com certeza, a personagem foi escrita como estudante de medicina para justificar o fato que ela pode curar suas próprias feridas, como na agoniante cena na qual a Nancy tem que costurar sua perna esquerda usando seus brincos, e com o sangue jorrando. AGH! Ela também cuida da gaivotinha colocando sua asa deslocada no lugar. Vai Steven!

Não sei exatamente por quê, mas essa cena me lembrou um documentário sobre animação japonesa na qual mostra que a heroína fica muito mais humana para o público quando tem um bichinho de estimação. Oras, a Ellen Ripley, de "Aliens", tem um gato laranja. Neste caso, funcionou. Só a Sandra Bullock em "Gravidade" não tinha um bicho. Isso precisa ser corrigido na edição especial.





















O melhor do filme é quando ela para de choramingar e entra no modo "Comando Para Matar", daí ela fica fula, pega a faca, bazuca e metranca e decide matar todos os tubarões do oceano. Brincadeira, ela só tem uma pistola sinalizadora e o seu cérebro para poder salvar o dia.


Resumindo, o roteiro desse filme cairia muito bem em um jogo de computador da Lucas-Arts, aqueles jogos de clicar na qual você resolve o quebra cabeças com criatividade. Gostei de ver. Merece estar na prateleira ao lado de "Gravidade" e "Alien".

4 comentários:

  1. Bacana! Eu ainda não tive a oportunidade de assistir, gostei muito da sua análise sobre o filme e me deixou com um pouco mais de vontade de vê-lo.
    Obrigada pela dica, Victor!

    Ah, eu não participo daquela comunidade então não deu para responder no post. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder assista, o filme é meio simples e objetivo, mas aí que está a graça, pois realmente foi filmado na água (mas não é um desastre como WaterWorld e não é aquela coisa deprimente exagerada de "Mar Aberto"). :)

      Excluir
  2. Acho que eu vi um pedaço quando estava zapeando a TV. Ela tinha ficado com uma perna toda roxa, não?
    Achei meio exagerado, mas já que você descreveu melhor, vou dar outra chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve amigo Calango, então, como disse, eu curti muito. Não é nenhum "Jurassic Park" mas pelo menos é mais palatável que "Mar Aberto".

      Excluir