quinta-feira, 22 de setembro de 2016

As origens de Star Trek (Jornada nas Estrelas) a série de TV




Hoje vamos falar sobre as origens do seriado "Jornada nas Estrelas". A culpa é toda de William Shakespeare. O bardo inglês escreveu a peça "A Tempestade" no século 16, que envolve um navio que chega numa ilha aonde vários acontecimentos mágicos acontecem, causando grandes confusões para todo mundo. 

Não é a toa que em "Jornada nas Estrelas", que se passa no século 23, todo mundo é fã de Shakespeare, menciona ele casualmente, e inclusive uma raça alienígena diz que Shakespeare é um deles.


A peça "A tempestade" serviu de inspiração para o filme "O Planeta Proibido" de 1956, na qual uma nave da Terra chega a um planeta misterioso aonde vários acontecimentos mágicos acontecem, causando grandes confusões para todo mundo. 

Vários elementos já estavam presentes, como uma Federação Galática no futuro, uma nave que viaja mais rápido que a luz, uniformes navais espaciais, robôs, etc.


Nos anos 50 também tinhamos vários filmes de faroeste. Os "Western", como os filmes do John Wayne eram super populares. E com a televisão imitava o cinema, nos anos 60 dezenas de seriados de faroeste eram exibidos. 

Tinhamos "Bonanza"(1959-1973), "Gunsmoke"(1959-1975", "Wagon Train"(1957-1965) entre outros. No Brasil, "Wagon Train" se chamava "Caravana", uma série sobre pioneiros. 

Em 1965 o produtor Gene Roddenberry queria fazer um seriado de ficção científica. Ele prometeu ao canal um faroeste cheio de ação ao estilo de "Caravana"(Wagon Train) só que no espaço. O apelido era "Wagon Train to the Stars" (Caravana nas Estrelas). O estúdio Desilu produziu o episódio "The Cage"(a gaiola) para o canal NBC que mostrava o Capitão Pike chegando em um planeta misterioso onde vários acontecimentos mágicos acontecem, causando grandes confusões para todo mundo. Ahem, no caso, eram alienígenas telepatas testando pobres humanos.

O canal NBC ficou fulo, pois o  Gene Roddenberry entregou essa coisa nerd, sem ação, "cerebral demais". Mas a comediante Lucille Ball (do show da Lucy), que era dona da produtora Desilu junto com o marido Desi Arnaz acreditava na série e insistiu com o canal NBC para dar uma segunda chance para a série, e um segundo piloto (com mais ação) foi encomendado. Daí surgiu o episódio "Aonde nenhum homem jamais esteve", na qual o Capitão Pike foi substituído pelo Capitão Kirk. E assim nasceu "Jornada nas Estrelas".

5 comentários:

  1. Curiosidade: no episódio piloto, Spock ainda não era o segundo em comando da Enterprise, apenas o oficial de ciências.

    O cargo de primeiro imediato foi preenchido pela bela Majel Barret, esposa do senhor Roddenberry, que na sequência da série assumiria o papel da oficial médica doutora Chapel e, posteriormente, seria eternizada como a voz dos computadores da Enterprise em praticamente todas as mídias lançadas. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Vini! obrigado por comentar! Sim, a Majel Barret foi uma personalidade bem vinda em todos os episódios. Embora ela esteja bem como a doutora Chapel e engraçada como a mãe da Deanna Troi, a solene presença dela como primeira oficial no episódio piloto foi de roubar a cena.

      Excluir
  2. Eu não fazia ideia de nada disso, até o começo foi difícil, hein? Quase não existiu, imagina! Que bom que alguém acreditou, e continuamos a acreditar.
    Victor, parabéns, não tenha pressa e conte-nos tudo!;D

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu sempre me amarrei em Star Trek-Jornada nas Estrelas, hoje eu acho incrível a forma que Gene Roddenberry pensava, muito a frente da sua época, em plena guerra fria, preconceito racial e uma explosão do capitalismo. Ele alcançou o sucesso de uma serie onde mostrava um futuro utópico, uma ponte de comando dividida entre brancos, negros e orientais, além de um russo co-piloto sem falar do Sr.Spock que era um Vulcano. Mais curioso é o sistema econômico da federação eles conseguiram o que a humanidade não conseguiu na vida real, ser auto suficiente com o socialismo, trabalhando em prol do bem comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, e isso não quer dizer que eles eram "anti-americanos", pois a própria nave se chama "Empreendimento". :)

      Excluir