sexta-feira, 13 de maio de 2016

DUNA


Já que estamos no modo NERD nível 100 vamos lá, continuemos nossas reminiscências.

Uma obra-prima que quero falar sobre é o livro "DUNA", escrita pelo Frank Herbert e publicada em 1966. O livro estava em destaque em todas as livrarias nos anos 80 aqui no Brasil. 

Na história que se passa no ano 10.191 a substância mais preciosa do universo é o "tempero".

Uma substância especial que serve como alimento, fonte de poderes telecinéticos, combustível de naves hiperespaciais e etc. E que só existe no planeta deserto "DUNA".

Então vários clans competem pelo domínio do planeta, a Casa Atreides, a Casa Harkonnen, a Casa Corrino entre outras. Cada casa tinha sua própria bandeira e seu próprio exército.

Mas quem sofre é a população nativa do planeta, chamados de Fremen.  Mas quando o herdeiro da Casa Atreides, Paul Atreides se acidenta na superfície ele se torna o defensor dos Fremen e tenta resolver o mistério do planeta.

Em 1984, "DUNA" virou filme nas mãos do diretor David Lynch. O filme foi um esforço monumental, e tentou resumir as 500 páginas do livro. Poucos entenderam infelizmente. A trilha sonora orquestrada produzida pela banda Toto é espetacular.















Nisso, a MARVEL chamou o mestre  Bill Sienkiewicz (Elektra) para fazer a quadrinização do filme DUNA, que virou um show à parte. 




O artístico cineasta chileno Alejandro Jodorowsky tentou filmar "DUNA" em 1973. também, não conseguiu, mas chamou o desenhista do ALIEN "H.R.Giger" para fazer esboços.

























Ia dar pesadelos para uma geração inteira. Artistas convidados incluiam Pink Floyd, Salvador Dali,  e Moebius. (só os amadores, hehehe)

Esta história rendeu um documentário em 2014: JODOROWSKY'S DUNE: 

Seria o maior filme da história da humanidade, mas ainda não existia dinheiro suficiente no mundo, nem computadores avançados para conseguir realizar algo tão dantesco. Mas esse filme incompleto, os seus "restolhos" foram o suficiente para alimentar toda uma geração de ficção científica, desde Tron a ALIEN


































                                     
Só um último adendo: no livro, a ordem das bruxas Bene Gesserit tem uma pequena oração para quando você sentir medo. Seja na prova, seja no Detran, seja na entrevista, é só lembrar.

"Litania contra o Medo - DUNA ( Frank Herbert)

"Eu não temerei. O medo é o assassino da mente. Medo é a morte pequena que tráz a obliteração. Enfrentarei meu medo. Não permitirei que ele passe sobre mim ou através de mim. E, quando ele se for, voltarei minha visão interna para olhar sua trilha. Por onde o medo passou nada restou. Apenas eu permaneço."





Agora, não tenha medo e vá ler o livro! :) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário