quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A HQ "The Authority" e suas muitas influências

Uma das HQs que mais teve repercussão nos anos 2000 foi "The Authority" (editora Wildstorm) escrita pelo genial Warren Ellis e desenhada pelo mestre Bryan Hitch.




Essa HQ é o que chamariamos de ponto focal numa linha de tempo (para você que é viajante do tempo, sabe disso), pelas repercussões que causou.

A HQ é uma versão proativa da "Liga da Justiça", na qual uma equipe de super-heróis enfrenta (mata) vilões terríveis em escala planetária gerando batalhas gigantescas que destroem continentes. Como a maioria dessas batalhas se passam em Terras Paralelas, então o nosso planeta tem um desconto.

As histórias não são gratuitas e a violência não é sem sentido, como eles mesmos disseram. Mas eles ganharam fama dentro e fora dos quadrinhos. Tanto a MARVEL e DC sentiram uma coceira desgraçada quando leram essa história que partiram para cima com vingança.

A primeira coisa que a DC comics fez foi fazer uma paródia do "Authority", chamada "Elite".

A líder do Authority, a "Jenny Sparks" virou o líder da Elite o "Manchester Black" na DC.


O resultado foi uma HQ fantástica, "O que há de tão engraçado em verdade, justiça e o modo americano" na qual a Elite aparece no universo DC matando vilões e sendo celebrados por isso.



O Superman fica indignado, e tentar ensinar que você pode enfrentar o mal sem se tornar um vilão.

Mas, a Elite não se convence, o Manchester Black conta sua trágica história e visão niilística do mundo e logo os dois se enfrentam.

O que se segue é incrível, o Superman APARENTEMENTE mata os membros da ELITE um a um, o que deixa Manchester Black e todo mundo apavorado...afinal o Superman não mata ninguém. E não o fez,foi apenas um susto, se ele quizesse poderia ter feito "Mas eu não quero meus heróis feios e malvados".



                                   SuperTROLAGEM em nível cósmico, hahahah

Essa HQ "Superman contra a ELITE" foi lançada em um filme animado da DC, que foi de razoável a mediano, mas que usa recursos só disponíveis em desenho animado, como na introdução, que foi mostrado um Superman como nos anos 60, como se dizendo "o Superman é datado" mas no final, mostrando que não é. Que é importante ter símbolos fortes e inspiradores.

Esse é o filme que o ZACK SNYDER deveria ter assistido antes de dirigir "O Homem de Aço", pois não tem justificativa matar o Zod.



Já a MARVEL não quiz saber de ganhar do AUTHORITY no campo filosófico, ela simplesmente sequestrou o desenhista Bryan Hitch, levou ele pra Guantanamo  e fez ele desenhar os Vingadores como se fosse o Authority, e nisso surgiram os ULTIMATES (Os supremos)


E "Os Supremos" virou animação.


E depois se tornou o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU)




Um comentário:

  1. Coloca o Disqus aqui para ficar melhor comentar. Mas gostei bastante desse texto, já tinha assistido a animação do Super-Homem contra a Elite, mas de fato não sabia dessa paródia, embora soubesse anos mais tarde que o Mark Millar tinha escrito "Autority" após ai saída do Ellis, e na iniciativa Ultimate, ajudou no sequestro do Hitch haw haw (que infelizmente, não desenha tão bem quanto nessa época hoje em dia) e fez esses Supremos, embora tenha muitos elementos Ultimates na versão cinematográfica, ao meu ver eles preferiram mesclar com o 616 também.

    ResponderExcluir