domingo, 17 de janeiro de 2016

Mini-retrospectiva Dr.Estranho - Marvel

Aqui vai  uma mini retrospectiva "Dr.Estranho", que comecei a ler a partir da edição 57, que foi publicada aqui na "Heróis da TV 106"  de 1988.

O Dr.Estranho é um mago recluso, um ex-cirurgião arrogante que sofreu um acidente e que, durante a busca de uma cura, encontrou um mestre Ancião que o treinou nas artes místicas.

Depois que ele se torna o Mago Supremo, ele se torna dono do Olho de Agamotto e retorna para Nova Iorque, aonde transformou um casarão no seu templo, o Sanctum Santorum para poder enfrentar um Lorde Demônio da Dimensão Sombria, o Dormammu, entre outras ameaças, como Pesadelo, que vive na dimensão onírica. Além de enfrentar inimigos humanos, como o Barão Mordo, outro aprendiz do seu mestre, e Mephisto, o Senhor do Inferno.

O Dr.Estranho é supostamente secreto, mas que de vez fica abrindo estágio de aprendiz de feiticeiro, anuncia pro mundo inteiro e depois fica reclama quando um monte de pessoas aparecem.  E o pior, ele fica atiçando o Dr.Destino que ficava quieto no seu canto odiando o Reed Richards.

Nos últimos anos, ele se tornou parte de uma sociedade secreta de "maiorais" da Marvel chamada "Illuminati" e tem manipulado eventos por detrás dos bastidores, tentando consertar as coisas, mas sempre complicando ainda mais.




O Dr.Estranho é muito amigo do Bruce Banner. E lutou ao lado dele ao lado dos "Defensores". Mas ele tem uma técnica ao lidar com o Hulk descontrolado: Teleportar o homem irritado pra bem longe esperando que ele se acalme, mas ele sempre volta mais irritado por ser mal agradecido.




Anos antes do artista Alex Ross nos agraciar com suas pinturas de heróis, o Dr.Estranho ganhou uma graphic novel de beleza absurda em 1986: "Dr Estranho:Shamballa". escrita por J. M. DeMatteis e pintada por Dan Green.

Para geração que viu gnomos, foi um banquete. Para quem não conhecia quadrinhos, isso parece um manuscrito pintado de uma civilização perdida. Não duvido se civilizações inteiras fossem baseadas nessa HQ.

Curiosidade: o diretor do filme do Dr.Estranho já postou imagem dessa HQ no seu Twitter, indicando que é inspiração pra história.





Outra curiosidade, o "Orbe de Agamotto" apareceu no filme do Thor, na sala de troféus do Odin.Ele é usado para localizar "mágica" sendo utilizada.



Ahem, não mencionarei nada sobre o inassistível filme de TV de 1978 da Marvel.  Não queiram saber.

Mas enfim, em breve veremos o filme do Dr.Estranho, parte do MCU, o universo cinematográfico da Marvel, estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch, conhecido e celebrado pelo seu papel no seriado de tv inglês "SHERLOCK".  Eu diria que é uma escolha mais que acertada. 



4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Victor, adorei!
    Depois que eu assistir "A Noiva Abominável", voltarei para ler sua crítica.

    ResponderExcluir
  2. Esse Grapic me deixou pensando em duas coisas: a possibilidade do Dr. Estranho ir para um selo adulto da Marvel na linha do selo Vertigo ou ter mais trabalhos desse estilo do Dan Green!O bom dos quadrinhos é que as possibilidades são quase infinitas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso meu amigo, se puder comprar essa edição, compre, pois é realmente muito bonita. A minha eu tenho guardada da época, mas vi no Mercado Livre, tá de graça:
      Graphic Novel # 17 - Dr. Estranho Em Shamballa

      Excluir
  3. Olha excelente, mas vindo de você já esperava. Parabéns continue deixando bem informados pessoas como eu, leigo mas interessado, obrigado.

    ResponderExcluir